23 novembre 2012

A comunicação é a alma da animação missionária


(Brasília – Brasil) - Articular Missão e comunicação é o objetivo do 2º Encontro de Formação Missionária para Coordenadores, Animadores e Assessores de Comunicação dos Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais (Comidis e Comipas) que acontece na sede do Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF).

"Deus é comunicação que não se contém em si, mas se revela, sai para comunicar seu amor com toda a humanidade", afirmou, o assessor desta quinta-feira, 16, padre Estevão Raschietti, diretor do CCM ao refletir sobre teologia e espiritualidade da comunicação para o animador missionário. "Todo o mistério cristão é um mistério de comunicação e se Deus é Amor poderíamos dizer: Deus é comunicação", completou.
Ao falar sobre evangelização como comunicação, padre Estêvão lembrou que, "Missão é anunciar uma Boa Notícia e isso é comunicação. O conteúdo dessa comunicação é a comunhão com Deus: tirar as pessoas da condição do egoísmo. O missionário é por sua essência um comunicador, uma pessoa que toma iniciativa, que não espera um convite, que cria relações". Recordou ainda que a Palavra é a essência da comunicação. "A Palavra de Deus é criadora, viva e eficaz, é princípio, vida e ação. A obra sem a palavra é muda e a palavra sem a obra é vazia. Contudo, o testemunho autêntico tem certa prioridade sobre anúncio", ponderou o missiólogo para em seguida destacar a necessidade de se investir na comunicação como processo e diálogo.
Na opinião de padre Estêvão, o maior problema da Igreja hoje é que seu testemunho não está à altura do seu ensinamento. Na mesma direção, o assessor citou uma expressão do recente Sínodo sobra Nova Evangelização: "a forma mais efetiva de comunicação da fé permanece a partilha do testemunho de vida, sem o qual nenhum esforço mediático levará a uma efetiva transmissão do Evangelho". Por isso, "o testemunho e o anúncio são inseparáveis, mas testemunho vem em primeiro lugar", arrematou.
Participam do encontro 36 pessoas de várias regiões do país. Ana Maria Pereira da Silva, coordenadora do Conselho Missionário da diocese de Barra do Garças (MT) avalia que, "esse processo comunicativo é a missão propriamente dita. Não dá para conceber missão sem comunicação. Esse estudo nos ajuda a entender que nós não somos apenas aqueles que têm algo para dar, mas numa atitude dialogal, nos dispomos a receber, ouvir, partilhar com as pessoas onde vamos viver a Missão. Missão é sobretudo testemunho", destacou.
Para Maria Alice Mesquita de Oliveira da arquidiocese de Fortaleza (CE), "o curso ajuda a refletir e articular os temas no trabalho. Entendi que Jesus é a própria mensagem, o anúncio. Não posso me preocupar em ensinar, mas em primeiro lugar, preciso dar o meu testemunho para depois ser digna de transmitir a mensagem", avaliou.
Padre Estevão traçou ainda algumas considerações sobre a animação litúrgica e missionária como comunicação. "A comunicação é a alma da missão e da animação missionária, diz respeito ao conteúdo e ao jeito de ser, ao encontro e ao diálogo, ao anúncio e ao testemunho. A comunicação na animação missionária é desejar tornar a comunidade verdadeiramente missionária, colocando-a em contato com o mundo", concluiu.
Promovido pelo CCM e pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), o curso teve início nesta quarta-feira, 14, e se estende até domingo, 18.

Nessun commento:

Posta un commento