29 gennaio 2012

Panamá é sede do 2º Simpósio Internacional de Missiologia


Teve início nesta segunda-feira, 23, o 2º Simpósio Internacional de Missiologia, evento que acontece na Casa de Retiros Monte Alverna, no Panamá, e reúne 70 participantes dos países da América Latina. O encontro que segue até o próximo dia 27 tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão sobre as várias culturas presentes no Continente Americano e os desafios que esta realidade apresenta para a missão, em sintonia com o Documento de Aparecida e a preparação para o Congresso Americano 4 (CAM4) e Congresso Latino Americano 9 (Comla9) de 2013.
O tema do Simpósio é "Pluriculturalidade presente e futuro, desafio para a missão". De acordo com os organizadores do evento, o principal foco do encontro são os congressos missionários de 2013 a serem realizados em Maraibo, Venezuela. "A atividade está dirigida a toda a Igreja Americana que se prepara para viver na plenitude do Espírito Santo o CAM4 e Comla9, experiência profunda para renovar a fé e o compromisso cristão e missionário capaz de dar vida plena aos nossos povos", dizem os organizadores.
As primeiras atividades do Simpósio, realizadas na segunda-feira, deram lugar a exposições e mesas de trabalho que trataram os temas da pluriculturalidade como desafio do presente e do futuro para a missão. A abertura teve as palavras de saudação do núncio apostólico do Panamá, dom Andrés Carrascosa; do presidente da Comissão Episcopal para as Missões, dom Pedro Joaquin Hernández; do presidente do Comitê Executivo do CAM4/Comla9, dom Castor Oswaldo Azuaje; do presidente da Comissão Teológica dos Congressos de 2013, reverendo Andrea Bignotti, que também é diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Venezuela e secretário geral do CAM4/Comla9. O núncio convidou a todos a "passar para a outra margem com Jesus (Jn 6, 17) gerando na nossa Igreja Continental e Universal, um reconhecimento efetivo de igualdade de culturas, fortalecendo o diálogo franco e sincero entre elas".
Após o ato inaugural foi celebrada a eucaristia de abertura na Paróquia Santo Antônio de Pádua de Miraflores, presidida por dom Andrés Carrascosa, em companhia de todos os participantes do Simpósio.
Representa as Pontifícias Obras Missionárias do Brasil no evento o seu diretor nacional, padre Camilo Pauletti.


Nessun commento:

Posta un commento