1 gennaio 2011

Publicado livro sobre a presença FMA entre os povos Bororo e Xavante

(Cuiabá - Brasile) - Em fins de novembro 2010, durante o evento “Prata da Casa 2010”, na Casa Barão de Melgado, em Cuiabá – MT, aconteceu o lançamento do livro “Presença das Filhas de Maria Auxiliadora entre os povos Bororo e Xavante”, de autoria de Ivone Goulart Lopes.

A autora é uma Irmã Salesiana da Inspetoria Nossa Senhora da Paz, e sua obra foi publicada pela EDUFMT, num lançamento coletivo, como parte das comemorações dos 40 anos da Universidade Federal de Mato Grosso.

Ao apresentar as análises sobre a presença das Filhas de Maria Auxiliadora nas aldeias Xavante e Bororo desde o final do século XIX, Ir. Ivone realça um aspecto singular da obra: uma reflexão sobre a presença feminina em universo masculino e, ao mesmo tempo, uma avaliação da própria prática pedagógica da Congregação junto aos povos indígenas e a adoção de novas metodologias com vistas à preservação da cultura indígena.

“Apresentar este trabalho é falar da vida de tantas mulheres missionárias que dedicaram e dedicam suas forças, seu tempo e sua história na educação de crianças, adolescentes e jovens, tanto nas cidades quanto nas aldeias de Mato Grosso”, escreve a professora Drª Laci Maria Araujo Alves, no prefácio do livro.

Com rigor científico este estudo se fundamenta em obras, documentos e crônicas que deixam entrever o cotidiano de mulheres e homens Xavante e Bororo nas Missões Salesianas, destacando sua cultura, seus espaços simbólicos e suas representações.

A autora mostra que as mulheres indígenas, mesmo em condições de submissão, conseguem se inserir num universo mais amplo, transpondo espaços em vários níveis do ensino, desde o fundamental ao curso superior. Com maestria e simplicidade, Ir. Ivone conduz o leitor a adentrar o cotidiano destes povos, a partilhar de seu universo simbólico, de suas tradições, enfim, dos seus fazeres, saberes e viveres apresentando traços de uma cultura diferente, mas respeitada dentro da Missão Salesiana.

Ao mostrar a vinda e a expansão da Missão Salesiana na América Latina, no Brasil e em Mato Grosso, a obra destaca os desafios enfrentados e as conquistas obtidas na árdua tarefa de semear o conhecimento no coração e na vida das pessoas.

A leitura do livro permite vislumbrar a história de 115 anos de missão, bem como ressaltar a figura de cada FMA, de seu trabalho missionário e principalmente a caridade que dominou o seu ser e o seu agir. Estas mulheres religiosas, juntamente com outras leigas voluntárias, foram pioneiras no Brasil, em Mato Grosso, neste campo de atuação junto às populações indígenas, especialmente junto aos Bororo, desde 1895, e aos Xavante, a partir de 1956.

O livro divide-se em cinco capítulos: Visão da Congregação Salesiana, especialmente o Instituto das FMA em relação à missão indígena e a expansão salesiana na América Latina e as primeiras missionárias em terras matogrossenses; História e cultura da Sociedade Xavante; Presença das FMA junto ao povo Xavante: Santa Terezinha, Sangradouro e São Marcos; Fragmentos da relação de dependência feminina nos primórdios da missão; Presença das FMA entre os Bororo.

Nessun commento:

Posta un commento